Meu canal

?

Livros

Acesse estes e outros neste link:

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comunicação Transcultural


        👀  Princípios Básicos para a Comunicação Transcultural
          〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰〰
💭  A comunidade surda faz parte de uma minoria linguística. 
                                                        Como assim minoria linguística? 
                                                        Calma que vou explicar.
👉 As sociedades foram, ao longo do tempo, convencionando códigos de comunicação denominados de língua. A língua, então, passa a ser usada de forma majoritária em sua forma oral-auditiva. 
 👀 Mas, em todos os países, existem as minorias linguísticas que por algum motivo (etnia e ou emigração) mantém suas línguas de origem em seus grupos, embora a língua oficial do país seja outra. Por exemplo, os povos indígenas no Brasil, nos Estados Unidos e na França. Os indivíduos dessa minoria linguística, geralmente são marginalizados e precisam se tornar bilíngues para poderem participar das duas comunidades.
👂No caso do indivíduo surdo, em todos os países, são minorias linguísticas pois, utilizam a Língua de Sinais. Mesmo quando nascem em lares de comunidades ouvintes, a forma como o surdo compreende o mundo é visual-espacial e não oral-auditiva, o que já o diferencia no processo de aquisição da Língua Portuguesa (no caso dos surdos brasileiros).
Sendo assim, é importante entendemos que, para que possamos nos aproximar da comunidade surda, faz-se necessário aprender a sua língua bem como entender como eles veem o mundo. 
Neste sentido, o conceito de comunicação transcultural nos auxilia nos seguintes aspectos:  


  1. Ser Aprendiz:
Se relacione com as pessoas de outra cultura como um aprendiz. Descobrir deles mesmos quem são e quais são as suas necessidades. Não entrar pensando que já sabe tudo. Eles possivelmente, não sentirão a necessidade de alguém de fora dizer-lhes o que fazer.

  1. Aprender um pouco e usar muito:
Peça ajuda em aprender a língua nova e usar o que você aprende. Há uma tendência das pessoas ajudarem a quem precisa de ajuda. Seja vulnerável e aprenda com seus erros.

  1. Conhecer as Pessoas:
Enquanto aprendemos uma língua nova conhecemos pessoas e descobrimos quais são as suas necessidades. Então adquirimos melhores condições de compartilhar de modo significativo.

  1. Tirar as Barreiras:
Tenha certeza que sua maneira de vestir, falar, agir etc. está construindo pontes de confiança, e não erguendo barreiras de desconfiança. Tente evitar (ao Máximo possível) qualquer procedimento ofensivo quando se entra em uma nova cultura.

                                        (BRADFORD Kevin, Apostila de introdução à missões. São Paulo. p. 43).

Aquisição e Aprendizagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) leitor (a) este blog foi construído com o intuito de compartilharmos atividades e ideias para uma educação inclusiva na perspectiva da Educação Especial de qualidade de nossos estudantes surdos. Toda crítica é bem-vinda desde que seja construtiva. Faça bom uso! Profª Niclaudia Vieira