LIVROS NA ÁREA DA SURDEZ

OLÁ CAROS (AS) LEITORES (AS)

SEGUE ALGUMAS INDICAÇÕES DE LIVROS PARA QUEM QUISER CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A ÁREA DA SURDEZ E À COMUNIDADE SURDA, DENTRE ELES HÁ ALGUNS QUE SERVEM COMO FACILITADORES DA COMPREENSÃO PARA MUITAS QUESTÕES ABORDADAS NA ATUALIDADE, PRINCIPALMENTE, PARA SE PENSAR NA ESCOLA BILÍNGUE.

BOA LEITURA!!!



                                    Educação de Surdos

Quarto volume da Coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as consequências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões:
-Como manter o equilíbrio entre a língua oral de a de sinais?
-Qual a posição do implante coclear nesse processo?
-Podem, escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens?
------------------------------------------------------------------------------

                        Inclusão Escolar: pontos e contrapontos

Polêmica e controvertida, a 'Inclusão Escolar' é o tema do segundo volume da coleção Pontos e Contrapontos. As educadoras Montoan e Gavioli discorrem sobre políticas educacionais e práticas escolares e sugerem ações para a cosntrução da escola inclusiva. Elas abordam pontos que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.
------------------------------------------------------------------------------


Intérprete Educacional: políticas e práticas em sala de aula inclusiva

A autora analisa as políticas educacionais e os papéis dos intérpretes que a atuam nas escolas inclusivas. A obra traz uma análise documental e de discursos e "colabora no entendimento de que mudanças nas designações para o intérprete educacional e de orientações sobre seus papéis são, sobretudo, mudanças nas relações de poder e de controle que regem as práticas no contexto educacional. Os enunciados analisados ajudam a compreender que o discurso não é algo determinante, ,as passível de ser ressignificado e de sofrer o movimento de construção de sentidos situados em cada situação real de enunciação, envolvendo pessoas e instituições".

-------------------------------------------------------------------------------


Cultura Surda: agentes religiosos e a construção de uma identidade

Os surdos brasileiros constituem um grupo de cultura particular? O reconhecimento científico jurídico da língua brasileira de sinais (libras) é argumento suficiente para a construção da cultura surda? As igrejas cristãs teriam algum papel na história da constituição da libras no Brasil?
Com essas questões em mente Assis Silva insere o leitor num universo pouco conhecido: a comunidade de falantes de libras. Por meio de uma vasta pesquisa de campo em diferentes instituições religiosas, análise e trajetória de determinados agentes, documentos e entrevistas, a consolidação de um movimento social de surdo, a constituição de um mercado vinculado à libras e a construção de um campo acadêmico que confere legitimidade a essa língua.
----------------------------------------------------------------------------


                 Escrita de Sinais na Educação do Aluno Surdo


Este livro é um importante marco na história da escrita da língua de sinais no Brasil, e beneficia que utilizam a Libras como sua primeira língua. O princípio da escrita de uma linguagem é um período de dificuldades, por que os novos leitores não possuem leitura para ler! Isto é difícil de ser imaginado por pessoas ouvintes, que têm a leitura e a escrita de sua língua falada já estabelecidos como o caso do Português, do Inglês..., mas os primeiros escritores de todas as línguas escritas já tiveram que, em corajosamente, dar o primeiro passo para começar a escrever literatura.

P.S. disponível em: http://www.institutomemoria.com.br/detalhes.asp?id=339


--------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------------------------


----------------------------------------------------------------------------------------------


 O Ouvinte e a Surdez: Sobre ensinar e aprender a Libras

Aprender uma nova língua exige dedicação e envolvimento. As razões pelas quais nos levam a entrar em contato com o universo surdo podem ser de ordem prática, profissional, intelectual ou sentimental. Fazer o movimento de aprender a Libras é uma bela forma de experimentar outras relações e de construir outras identidades. Então, permita-se viver usando as mãos e abrindo os olhos para esse aprendizado e para seu mundo visual. Para compreender o cenário pedagógico de ensino de língua minoritária, é de grande valia saber quem é o professor surdo que se engaja em práticas sociais voltadas para o ensino da Libras.

------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------




                            A LÍNGUA DE EULÁLIA

Nossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas linguísticas dentro do universo da língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação linguística diferente, tratando muitas vezes o aluno como "deficientes linguísticos". Bagno argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no português não-padrão tem uma explicação lógica, cientifica (linguística, histórica, sociológica, psicológica).
A língua de Eulália trata a sociolinguística como ela deve ser tratada: com seriedade, mas com sisudez.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------


ESSES DICIONÁRIOS ABAIXO LHE AJUDARÃO A ADQUIRIR VOCABULÁRIO PARA O USO DA LÍNGUA DE SINAIS.

 


       ---------------------------------------------------------------------------


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Quadros e Karnopp descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Superando a dificuldade inerente à tradução dos sinais, as autoras oferecem uma fonte imprescritível para a aprendizagem, compreensão, analise e uso da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com o objetivo de que o leitor pudesse ter ideia dos rápidos movimentos de corpo e mãos envolvidos em cada sinal.

------------------------------------------------------------------------------------------------------


PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Neste livro, incorporando as discussões e propostas das ciências da linguagem e da educação, Marcos Bagno reitera seu discurso em favor de uma educação linguística voltada para a inclusão social e pelo reconhecimento e valorização da diversidade cultural brasileira.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Políticas e Prática de Educação Inclusiva



As proposições e iniciativas da atual política inclusiva são problemas que pedem análises e soluções urgentes. Nesse cenário, a discussão sobre a inclusão de alunos especiais na escola regular assume um caráter peculiar. Embora, a esse respeito, o sistema escolar alinhe-se com a legislação internacional e com posturas avançadas em relação aos direitos sociais, sua ação tem sido limitada no sentido de viabilizar concretamente políticas inclusivas. Nos trabalhos reunidos neste livro, os autores falam de obstáculos, equívocos, precariedades, contradições. Mas não aderem à imobilidade. Suas análises assumem um caráter prospectivo e propositivo. Não expõem as críticas como um fim em si, mas como desejo de mudança e como indicação do que é possível mudar. São textos que interessam a educadores e pesquisadores vinculados à educação, bem como a todos que se preocupam com o tema da inclusão social em nossa realidade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------




                      LIBRAS? Que língua é essa?

Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda
Audrei Gesser 
Ainda é preciso insistir no fato de que a libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status lingüístico, e ainda hoje, passado quase cinqüenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.
O objetivo deste livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias lingüísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez "abrem-se" para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo.
O leitor encontrará aqui um ponto de partida para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área da surdez na atualidade. O que se espera é poder chegar a um novo olhar, a uma nova forma de narrar a(s) realidade(s) surda(s).
Dada a amplitude das preocupações aqui delineadas, o livro pode alcançar diferentes públicos: surdos, ouvintes, leigos, profissionais da surdez, estudantes, professores ou simplesmente curiosos.
Parábola Editorial ou livraria

----------------------------------------------------------------------------------------------------


Surdez e Linguagem

A obra, um dos mais completos estudos já feitos acerca da surdez, trata de maneira crítica dos mais diversos aspectos ligados ao tema, tendo como base teórica a neurolingüística. Partindo das relações entre cérebro, linguagem e cultura, a autora explicita o desenvolvimento da comunicação do surdo. Aborda, ainda, as visões sobre o “normal” e o patológico, preconceitos, bilingüismo, língua de sinais etc.

------------------------------------------------------------------------------------------------------


O GRITO DA GAIVOTA

O livro conta a biografia de Emmanuelle Laborit, pessoa com deficiência auditiva, neta do cientista Henri Laborit, atriz francesa agraciada com o Prémio Molière. Neste livro é contada sua infância, adolescência conturbada e o início de sua vida adulta.

20 comentários:

  1. como faço para obter esses livros? onde comprá-los?

    ResponderExcluir
  2. Olá Emilda... seja bem vinda!

    Você poderá adquirir esses livros em qualquer livraria. Normalmente eu compro pela internet no site www.lojasamericanas.com.br ou www.ciadoslivros.com.br.

    Abraços.

    Nicláudia

    ResponderExcluir
  3. Vixeee, tem muitaaa coisa pra aprender rsrs,
    ainda estou no LIVRO VERDE!
    hahahah

    to amandoo!

    ResponderExcluir
  4. A Libras por ser uma língua devemos fazer leituras e, principalmente, ter contato com a pessoa surda para que possamos adquiri-la de forma correta. Não basta saber usar a língua é necessário, também, entender as estruturas da língua e seu funcionamento.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou com dificuldade de encontrar o livro O Grito da Gaivota... estudo libras e gostaria de um exemplar ou uma copia por PDF... caso você tenha disponível você pode me encaminhar?
    Agradeço as dicas vou comprar.

    s_bolognese@yahoo.com.br

    Obrigada.

    Silene

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da referência bibliográfica. Estou fazendo curso de LIBRAS e tbm estou amando!! Ano que vem começarei o curso de intérprete e já estou preocupada com o TCC.rsrs
    Por favor, vc teria alguns outros bons autores que poderei usar como referência?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Valquíria vou postar mais livros em Janeiro. Sobre seu TCC posso te indicar alguns, mas preciso saber qual será sua linha de pesquisa. Já sabe sobre o que quer pesquisar??

    Abraços Sinalizados *_*

    ResponderExcluir
  8. Preciso do grito da gaivota. Se alguém puder me enviar o pdf agradeço. Julie.tere@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julie, estou enviando no seu email.

      Abraços Sinalizados!!

      Excluir
    2. Olá!!
      Também gostaria desse livro em pdf.
      deisinhaph_@hotmail.com
      Grata!!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela tenho o livro original. Confesso que ainda não vi se há essa possibilidade de disponibilidade do mesmo em pdf.

      Abraços sinalizados *-*

      Excluir
  10. Bom dia!
    Estou fazendo meu tcc na área de libras, abordando a questão sobre o papel do interprete, vocês teriam alguns livros para me indicar como referência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, há bastante material nessa área que dá pra embasar sua pesquisa, assim como leis e resoluções. Me envia um e-mail, por favor, assim podemos conversar melhor.
      niclaudiabarros@hotmail.com

      Abraços Sinalizados *-*

      Excluir
  11. Estou fazendo uma pesquisa sobre o atendimento aos surdos na atenção primária, gostaria de saber a sua opinião ou indicação de alguns livros e se poderia me enviar por PDF. Meu email é, celinanando@hotmail.com. agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bom dia!!!
    Vou fazer o meu artigo voltado para as problemáticas que o surdo encontra para a sua formação escolar (ensino x aprendizagem), ou seja, quais as dificuldades encontradas nesse processo, seja em escola pública ou particular. Gostaria de uma orientação quanto as bibliografias para esse fim. Das sugestões postadas irei adquirir algumas que poderão me ajudar nos meus estudos mas gostaria de uma que enfoque a minha proposta de pesquisa. Obrigada, Margarete Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarete, obrigada por ler nosso blog.
      Há alguns trabalhos sim, embora poucos surdos tenham trabalhos escritos. Me passa seu endereço de e-mail que te envio alguns contatos que te auxiliem em sua pesquisa.

      Abraços sinalizados *-*

      Excluir
  13. olá boa noite !!
    estou fazendo o trabalho sobre o TCC, e vou fazer um livro de infantil de surdez com as ilustrações,desenhos com libras, feita em papeis especiais como um livro pop-up. Gostaria de uma orientação em alguns livros que possa ajudar ao meu trabalho da faculdade.
    agradeço já atenção
    e-mail
    alinegilsimaragomesduarte@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. como faço pra ler um desses livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A maioria desses livros você encontra em sites de vendas de livros ou em livrarias como: Saraiva, Nobel etc.

      Excluir