Meu canal

?

Livros

Acesse estes e outros neste link:

LIVROS NA ÁREA DA SURDEZ

Olá caros (as) leitores (as)

Segue algumas indicações de publicações que já li,  estou lendo e recomendo.
Essas publicações lhe ajudarão a conhecer um pouco mais sobre a área da surdez e da comunidade surda.
Dentre eles há alguns que servem como facilitadores da compreensão para muitas questões abordadas tais como:
_ Educação bilíngue;
_ Língua e linguagem;
_ Libras é uma língua e não linguagem e muito mais.

BOA LEITURA!!!

Livros, E-books, artigos, teses e dissertações.



Leitura para iniciantes 





* Libras em contexto: curso básico de Libras. FELIPE, T. A. 8ª. edição- Rio de Janeiro : Wal Print Gráfica e Editora, 2007.


*Aspectos Linguísticos da Libras: Língua Brasileira de Sinais. STROBEL, K. L. FERNANDES, S. Secretaria da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Especial. Curitiba, 1998.

* A sala de recursos de alunos integrados como AEE na área da surdez. SANTANA, A. M. Instituto Nacional de Educação de Surdos (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro, 2009.

* O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos - Brasília : MEC ; SEESP, 2004.

Libras em estudo: descrição e análise. ALBRES, N. A. XAVIER, A. NSão Paulo: FENEIS, 2012. 

*Tradução para crianças surdas: rara investigação. ALBRES, N. A. (org.) Florianópolis: Biblioteca Universitária UFSC, 2020.

* Entre a visibilidade da tradução da Língua de Sinais e a Invisibilidade da tarefa do Intérprete. ROSA, A. S. Coleção cultura e diversidade. Campinas: Arara Azul, 2005.

Práticas Inclusivas: análise da formação e atuação do professor intérprete de Libras. NETO, A. M. O. Universidade Estadual Paulista (dissertação de Mestrado). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2022. 

* As principais metodologias utilizadas na educação dos surdos no Brasil. KALATAI, P. STREIECHEN, E. M. Anais. Unicentro.

Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. FERNANDES, S. MOREIRA, L. C. Artigo, 2014. 

LOPES, E.S. SILVANA, F. S. S. Artigo. ID Online Revista de Psicologia, 2016.

Artigo. Revista PUCSP, v. 40, n. 3, ano 2019.

ortográficos. CAPOVILLA, F. C. et. al. Perspectiva, Florianópolis/ SC: 2006.

*Dificuldades e desafios na alfabetização em diferentes contextos: variabilidade sensorial, linguística e cognitiva. CAPOVILLA, F. C. Relatório Nacional de Alfabetização Baseado em evidências
(RENABE). Organizado pelo Ministério da Educação – MEC (Capítulo 7, pp. 207-241). Brasília, DF: MEC – Sealf (Secretaria de Alfabetização), 2021.

* A educação infantil para surdos. KARNOPP, L. QUADROS, R. M. In: ROMAN, E. D. et al. (orgs.). A criança de 0-6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Canoas/ PO, 2001.

* Aquisição da Língua de Sinais. PIZZIO, A. L. QUADROS, R. M. Graduação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2011.

Desenvolvimento cognitivo do sujeito surdo no processo de aquisição da língua de sinais- LIBRAS. SILVA., L.O. SILVA, W.C. MELLO, L. G. Revista Humanidades, v. 4, n. 1, fev. 2015.




S, M. V.; CAPOVILLA, A. .

Outras indicações:  👇👇👇👇👇






   





ESSES DICIONÁRIOS ABAIXO LHE AJUDARÃO A ADQUIRIR VOCABULÁRIO PARA O USO DA LÍNGUA DE SINAIS.

 


        

ESTUDOS LINGUÍSTICOS e POLÍTICAS EDUCACIONAIS





25 comentários:

  1. como faço para obter esses livros? onde comprá-los?

    ResponderExcluir
  2. Olá Emilda... seja bem vinda!

    Você poderá adquirir esses livros em qualquer livraria. Normalmente eu compro pela internet no site www.lojasamericanas.com.br ou www.ciadoslivros.com.br.

    Abraços.

    Nicláudia

    ResponderExcluir
  3. Vixeee, tem muitaaa coisa pra aprender rsrs,
    ainda estou no LIVRO VERDE!
    hahahah

    to amandoo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/10/13

    A Libras por ser uma língua devemos fazer leituras e, principalmente, ter contato com a pessoa surda para que possamos adquiri-la de forma correta. Não basta saber usar a língua é necessário, também, entender as estruturas da língua e seu funcionamento.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18/3/14

    Olá, estou com dificuldade de encontrar o livro O Grito da Gaivota... estudo libras e gostaria de um exemplar ou uma copia por PDF... caso você tenha disponível você pode me encaminhar?
    Agradeço as dicas vou comprar.

    s_bolognese@yahoo.com.br

    Obrigada.

    Silene

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da referência bibliográfica. Estou fazendo curso de LIBRAS e tbm estou amando!! Ano que vem começarei o curso de intérprete e já estou preocupada com o TCC.rsrs
    Por favor, vc teria alguns outros bons autores que poderei usar como referência?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Valquíria vou postar mais livros em Janeiro. Sobre seu TCC posso te indicar alguns, mas preciso saber qual será sua linha de pesquisa. Já sabe sobre o que quer pesquisar??

    Abraços Sinalizados *_*

    ResponderExcluir
  8. Preciso do grito da gaivota. Se alguém puder me enviar o pdf agradeço. Julie.tere@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julie, estou enviando no seu email.

      Abraços Sinalizados!!

      Excluir
    2. Olá!!
      Também gostaria desse livro em pdf.
      deisinhaph_@hotmail.com
      Grata!!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela tenho o livro original. Confesso que ainda não vi se há essa possibilidade de disponibilidade do mesmo em pdf.

      Abraços sinalizados *-*

      Excluir
  10. Anônimo4/10/16

    Bom dia!
    Estou fazendo meu tcc na área de libras, abordando a questão sobre o papel do interprete, vocês teriam alguns livros para me indicar como referência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, há bastante material nessa área que dá pra embasar sua pesquisa, assim como leis e resoluções. Me envia um e-mail, por favor, assim podemos conversar melhor.
      niclaudiabarros@hotmail.com

      Abraços Sinalizados *-*

      Excluir
  11. Estou fazendo uma pesquisa sobre o atendimento aos surdos na atenção primária, gostaria de saber a sua opinião ou indicação de alguns livros e se poderia me enviar por PDF. Meu email é, celinanando@hotmail.com. agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bom dia!!!
    Vou fazer o meu artigo voltado para as problemáticas que o surdo encontra para a sua formação escolar (ensino x aprendizagem), ou seja, quais as dificuldades encontradas nesse processo, seja em escola pública ou particular. Gostaria de uma orientação quanto as bibliografias para esse fim. Das sugestões postadas irei adquirir algumas que poderão me ajudar nos meus estudos mas gostaria de uma que enfoque a minha proposta de pesquisa. Obrigada, Margarete Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarete, obrigada por ler nosso blog.
      Há alguns trabalhos sim, embora poucos surdos tenham trabalhos escritos. Me passa seu endereço de e-mail que te envio alguns contatos que te auxiliem em sua pesquisa.

      Abraços sinalizados *-*

      Excluir
  13. olá boa noite !!
    estou fazendo o trabalho sobre o TCC, e vou fazer um livro de infantil de surdez com as ilustrações,desenhos com libras, feita em papeis especiais como um livro pop-up. Gostaria de uma orientação em alguns livros que possa ajudar ao meu trabalho da faculdade.
    agradeço já atenção
    e-mail
    alinegilsimaragomesduarte@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. como faço pra ler um desses livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A maioria desses livros você encontra em sites de vendas de livros ou em livrarias como: Saraiva, Nobel etc.

      Excluir
    2. BOA NOITE, MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO TRATA SOBRE A RELAÇÃO PEDAGÓGICA DO SURDO COM O PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA DO IMAGINÁRIO. ALGUÉM PODE ME INDICAR AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS?

      Excluir
  15. OS PRINCIPAIS LIVROS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    ResponderExcluir
  16. Olá! Estou fazendo meu artigo voltado para a aprendizagem dos alunos surdos diante da dificuldade de comunicação da comunidade ouvinte. Você teria algum livro para indicar como referência?
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo21/1/20

    boa noite mim chamo juliana sou pedagoga e sempre trabalhei com crianças surdas ha 2 anos gostaria de material sobre letramento e alfabetização julianaregia01@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá! Estou fazendo meu TC, e até então não achava nenhum livro do meu interesse.Aqui encontrei três. Gostei muito!

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor (a) este blog foi construído com o intuito de compartilharmos atividades e ideias para uma educação inclusiva na perspectiva da Educação Especial de qualidade de nossos estudantes surdos. Toda crítica é bem-vinda desde que seja construtiva. Faça bom uso! Profª Niclaudia Vieira