Excesso de cera nas orelhas atrai os pernilongos
A cera é uma secreção natural produzida pela orelha para protegê-la de contaminações ou ferimentos. Quanto mais retiramos a cera, mais ela será produzida, o que pode levar ao excesso de produção e à formação de uma rolha de cera.
Como resolver: a rolha de cera deve ser removida por um otorrinolaringologista.
Como evitar: não fazer uso diário das hastes flexíveis; a higiene das orelhas deve ser feita com uma tolha envolta no dedo mínimo.
Curiosidade: Nada mais chato do que um mosquito zumbindo no nosso ouvido quando estamos tentando dormir. Como se não bastasse o inseto sugar o nosso sangue para se alimentar, ele ainda fica sobrevoando a nossa cabeça antes do ataque, como para checar se não estamos mesmo acordados. O que atrai o pernilongo para perto de nossas orelhas quando estamos dormindo é o cheiro da cera.
O Surdo não tem distúrbio intelectual e, sim apresentam atraso no desenvolvimento cognitivo devido a grande barreira da comunicação. Alguns surdos tem outras deficiências associadas como: autismo, síndrome de Down, deficiência intelectual, paralisia cerebral, dentre outras.
CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS PELOS SURDOS
...a imagem que normalmente os surdos têm de si próprios é a imagem que lhes conferem os outros: família, amigos, professores etc., através das atitudes que perante eles assume, podendo ser positivas ou negativas com consequências repercussões no equilíbrio psicológico. De forma geral, as figuras parentais reagem perante a criança deficiente ou com uma rejeição ou superproteção, ambas, nocivas ao desenvolvimento global harmonioso.
3. Não assimilam muitas regras da sociedade;
4. Entendem uma linguagem básica, com ideias lógicas e concretas;
5. Campo de conhecimento limitado;
6. Procuram vantagens próprias de forma objetiva;
7. Respondem a amizades fortes e sinceras;
8. Sentido de visão desenvolvido (desenhistas, artesãos, programadores de computador etc.);
9. Desenvolvem habilidades manuais;
10. Podem nos assumir como figuras parentais;
11. Perda de relacionamento afetivo pode acarretar consequências gravíssimas;
12.Dados a extremismos (os surdos não trabalhados apresentam muitos ciclos emocionais);
13. Pouco pacientes e extremamente egocêntricos;
14. Uma grande parte encontra dificuldades de relacionamento profissional com chefes e colegas;
15. Os surdos não preparados levam uma vida imoral por falta de informação;
16. Amam e odeiam com muita facilidade;
17. Para se esconder, usam muito a mentira;
18. Por falta de orientação, geralmente são muito influenciados pelo grupo;
19. Alguns sofrem com labirintite;
20. Agressividade gerada por falta de comunicação eficaz;
21. Por falta de conteúdo e informação, o tema predileto da conversa é a vida alheia;
22. Excelentes atores (sensibilidade artística – poesia em libras, teatro, artes plásticas – talento natural);
23. Empatia pelo sofrimento alheio;
24. Eficiência e inteligência, tanto quanto os ouvintes;
25. Fuga da comunicação visual como meio para evitar confronto;
26. Sensibilidade ao toque e a luz;
Alguns se destacam pela força de vontade, determinação e liderança.
Abaixo, segue alguns surdos que se destacam e nos deixam seu legado.
(caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui).
Você sabia que ...???
Você sabia que ...???
O termo Surdo-mudo é incorreto!
Sim!
Surdez e mutismo são diferentes e, a maioria dos surdos podem falar.
O mais correto é usar o termo separado.
Surdos para os que não ouvem, por tanto, não desenvolvem a fala e mudos para os que não conseguem falar por terem problemas relacionados com as cordas vocais entre outros.
SISTEMA DE TRANSCRIÇÃO DE LIBRAS
(adaptado de Felipe et al., 2001)
A maioria das pessoas acreditam que se o pessoa surda é alfabetizada ela consegue compreender, de forma tranquila, qualquer texto em grafia da língua portuguesa. Mas, não é bem assim.
A maioria dos surdos tem muita dificuldades de entender a língua portuguesa na modalidade escrita. Isso, se dá pelo fato de muitos conviverem, desde o nascimento, em ambiente ouvinte que, compreende e memoriza o mundo através dos sons, predominantemente.
A criança surda vai se desenvolvendo de forma comucacional por meio visual e não auditivo, em sua maioria. Assim, quando aprendem as letras, essas não tem respectivamente sons, mas imagens. O mesmo ocorre quando aprendem palavras.
Por desenvolverem memória visual e não sonora, quando passam pelo processo de alfabetização se percebem sujeitos linguísticos diferente e tendem a usar a gramática da língua de sinais impressa na língua portuguesa (LP).
Para que possamos ser claros, há algumas regrinhas dicas da professora Tania, para que haja uma melhor compreensão da escrita surda em LP e, também para que possamos ser entendidos por eles.
Vejamos alguns exemplos:
· Os sinais da LIBRAS, para efeito de simplificação, serão representados por itens lexicais da Língua Portuguesa (LP) em letras maiúsculas. Exemplo: CASA, ESTUDAR, CRIANÇA.
· Um sinal, que é traduzido por duas ou mais palavras em LP, será representado pelas palavras correspondentes separados por hífen. Exemplo: CORTAR-COM-FACA ‘cortar’, QUERER-NÃO ‘não querer’, MEIO-DIA ‘meio-dia’.
· Um sinal composto, formado por dois ou mais sinais, que será representado por duas ou mais palavras, com a ideia de uma única coisa, serão separados pelo símbolo ^. Exemplo: CAVALO^LISTRA ‘zebra’.
· A datilologia (alfabeto manual), que é usada para expressar nome de pessoas, de localidades e outras palavras que não possuem um sinal, será representada pela palavra separada, letra por letra, por hífen. Exemplo: J-O-Ã-O, A-N-E-S-T-E-S-I-A.
· O sinal soletrado, ou seja, uma palavra da LP, que por empréstimo, passou a pertencer à LIBRAS por ser expressa pelo alfabeto manual com uma incorporação de movimento próprio dessa língua, será representado pela soletração ou parte da soletração do sinal em itálico. Exemplo: R-S ‘reais’, N-U-N-C-A ‘nunca’.
· Na LIBRAS não há desinência de gênero (masculino ou feminino) e número. O sinal, representado por palavra da LP que possui essas marcas, será terminado com o símbolo @ para reforçar a ideia de ausência e não haver confusão. Exemplo: AMIG@ ‘amiga ou amigo’, FRI@ ‘FRIA OU FRIO’, ME@ ‘meu ou minha’, MUIT@ ‘muito ou muita’.
· Para simplificação serão utilizados, para representação de frase nas formas exclamativas e interrogativas, os sinais de pontuação utilizados na escrita das ínguas orais auditivas, ou seja, !, ?, ?!
Na prática ficaria assim....
BOLO QUER
ME@ CASA AMARELO
EL@ BONIT@ MUITO
Gostou? Clica aqui para ver o texto na íntegra
MUITO INTERESSANTE. SÃO INFORMAÇÕES QUE EU NÃO SABIA. OBRIGADO!
ResponderExcluirObrigada por sua participação em nosso blog Emilda.
ResponderExcluirTorne-se membro de nosso blog e visite-nos sempre para saber de mais curiosidades.
Abraços.
Nicláudia Vieira.
muito obrigada antes nao sabia de nada fui fazer uma pesquisa da faculdade e agora ja sei de bastante coisa valeu!!!
ResponderExcluirOBRIGADA , ADOREI SEU BLOG. PARABÉNS.
ResponderExcluirObrigada por visitar nosso blog.
ExcluirAbraços Sinalizados *_*
Eu sou estudante de Libras. Gostei muito do seu trabalho. Abraços.
ResponderExcluirSeja bem vindo ao mundo visual e sinalizado Carlos.
ExcluirAbraços Sinalizados *-*
Parabéns pelo seu trabalho, sou professora do estado de SP, E adoro adquirir conhecimento.
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